Imbatível, Brasil pede investimento maior no Fut 5: "Merecemos atenção"
Globo Esporte
Dentro de campo, um time que se acostumou a ser imbatível. Fora dele, um grupo que lida com uma série de dificuldades para seguir em frente. Mesmo com a conquista do quarto título paraolímpico, a seleção brasileira de Futebol de 5 ainda enfrenta a falta de investimento. A vitória dentro de casa dá a esperança de dias melhores rumo aos Jogos de Tóquio.
O Brasil já está há dez anos sem perder uma partida, seja oficial ou amistosa. O Futebol de 5 entrou nos Jogos Paralímpicos em Atenas 2004. Desde então, a seleção não conhece outro final a não ser o título. O currículo, então, fala alto, e os craques espera um maior reconhecimento.
- Temos um dado ao nosso favor. São dez anos que não perdemos um jogo. Estamos sendo reconhecidos, somos profissionais, mas precisamos de um pouco mais. Porque estamos produzindo muito. Ficar dez anos trazendo títulos para a nossa nação não é pouco. Nós merecemos uma atenção maior. Da iniciativa privada, do Governo também. Mas sabemos que o país enfrenta uma crise. Estamos enfrentando um momento difícil no país. Aqui, neste sábado, uma vitória é felicidade, alegria pura. Mas temos problemas, né. O primeiro legado que vai ficar é que as pessoas estão conhecendo mais de perto o deficiente, estão vendo que, principalmente na área esportiva, temos sucesso no que fazemos, que somos profissionais. Mas o nosso país precisa melhorar muito. Temos muitos problemas nas áreas sociais, imagina numa área mais restrita, com pessoa com deficiência. Vai ser difícil, mas acredito que vai melhorar – afirmou Ricardinho, craque do time e autor do gol que deu o título à seleção.
Jefinho foi outro destaque do time durante a competição. Decisivo na semifinal contra a China, o jogador também espera que o título em casa sirva como ponto de mudança de rumo para a modalidade no país.
- A gente espera que a Paralimpíada seja o diferencial, um passo a mais. Não só no Futebol de 5, mas no geral. Todos os brasileiros estão vendo a nossa capacidade. Vieram torcer por a gente. Não por pena, mas por acreditar no nosso potencial. Acho que vai ajudar muito no esporte paralímpico.
Técnico da seleção e tricampeão paralímpico como goleiro da equipe, Fábio Vasconcellos é outro a esperar um maior reconhecimento dos feitos do grupo. Após a final, o treinador ressaltou a importância da conquista dentro de casa.
- Para mim, foi de fundamental importância. Estou feliz pelo resultado e pelo público, que ajudou muito. O campeonato, em si, foi muito difícil.Com certeza, com o público que estava dando esses jogos, a divulgação vai ser melhor. Espero que o reconhecimento seja melhor também.
Nenhum comentário